São Luís do Paraitinga

Lá estive na sexta-feira para verificar o que fizemos para recuperar a cidade, que sofreu na passagem do ano uma inundação em função de um volume de chuvas acima de qualquer previsão meteorologicamente possível.

Lembro-me que no dia, Reveillon, eu estava com a família em viagem aqui mesmo no estado e comuniquei ao Serra, que estava em viagem à Bahia, e ele voltou imediatamente para acompanhar os primeiros socorros às vítimas. A partir de então, foi uma intensa mobilização de todos os serviços do Governo do Estado e um investimento de mais de R$ 100 milhões.

Agora o quadro é absolutamente diferente na cidade que foi devastada. Novas casas foram entregues para as famílias que estavam desalojadas, recebendo apoio financeiro do governo estadual, as estradas foram recuperadas, assim como o sistema de água, o patrimônio histórico está em franca recuperação e foram iniciadas as ações de desassoreamento do rio, além de estudos de macrodrenagem em toda a bacia do Rio Paraitinga, inclusive com sistemas de alerta que poderão informar com tempo suficiente a ocorrência de um volume anormal de chuvas. Assim, poderemos preservar, se não os bens, as vidas dos cidadãos. Uma ação modelo para todo o país, diferentemente das ações do governo federal que, morosas, não conseguem enfrentar episódios semelhantes em vários pontos do território nacional.

São Luís do Paraitinga é hoje uma cidade que volta a viver e expressar a história de uma região que representa um patrimônio histórico e cultural do nosso Estado.

You may also like

Leave a comment