O processo do mensalão é, sim, um marco histórico

O novo ministro do STF, José Roberto Barroso, disse, ontem, que o mensalão não é o maior escândalo de corrupção da história brasileira.

Pra que?  Qual a importância de saber se é – ou não – o maior.  Qual seria o gabarito a ser usado para fazer a comparação com outros escândalos?  O volume de recursos movimentados?  Por aí, certamente, não é.  O número de pessoas envolvidas?  Também não.  A importância delas?  Talvez, mas seria preciso fazer uma pesquisa na história para responder.

A importância do escândalo não está no seu “tamanho”.  Está, em primeiro lugar, no fato do processo estar sendo julgado pelo pleno do Supremo Tribunal Federal, de forma transparente, com o acompanhamento de toda Nação.  Em segundo lugar porque estão envolvidos líderes políticos, de diversas correntes, que comandaram e tiveram influência no país por muito tempo.  Em terceiro lugar porque, ao contrário do senso comum, gente poderosa também é atingida pela Justiça.  E, finalmente, porque a partir de agora nenhum governante vai se meter a compor maioria nas casas legislativas através da distribuição de dinheiro.

Hoje, o ministro mudou o seu discurso e disse:  “Considero ( o processo do mensalão ) um marco histórico e espero que seja o ponto de partida para uma virada institucional. Pode-se dividir o país em antes e depois, desde que se dê o desdobramento punitivo e também institucional”.

Melhor assim.  Não é o maior, nem o menor.  É um marco histórico.   E é.  E pode ser uma virada institucional, que não vai se realizar por geração espontânea.   É o povo que faz.  Ou não.

You may also like

4 comments

  • José Luiz Costa Pereira 16 agosto, 2013   Reply →

    Goldman, ´Processo mensalão é sim um marco histórico da República. A tese do ministro Cardoso é uma agressão à dignidade do País. O que ele afirma que todos somos corruptos com certeza e que temos uma ética chamada Tereza .
    Ético não é ele que está querendo “pagar a fartura” de sua indicação para o STF, tentando desqualificar o julgamento e as sentenças já prolatadas.

  • Eliane Sevi 16 agosto, 2013   Reply →

    Marco historico seria tambèm de desmacarar todas as maracutaias e decretar “Tolerancia Zero” – Seria possivel ?

  • Markut 16 agosto, 2013   Reply →

    De fato, essa sutil diferença na manifestação do Ministro era necessária.A anterior, deixava algumas preocupantes brechas.

  • JOTAHM 19 agosto, 2013   Reply →

    Assim como é passível de escândalo tudo o que o PT e seus asseclas se metem… vejam a manutenção escancarada de sites, blogs, revistas, jornais e jornalistas mantidos com dinheiro oficial – o nosso – além da publicidade nunca antes vista “nestepaiz”. Se fôssemos enumerar os escândalos dos petralhas, o espaço seria pequeno.

Leave a comment