IBOPE – O jogo começa pra valer. Quarenta dias, uma eternidade.

Último IBOPE

Dilma 34%  –  Marina 29%  –  Aécio 19%

Segundo turno   Dilma 36% – Marina 45%

Minha interpretação:

Dilma não sobe mais.  Só desce.  O dado mais importante é o do 2º turno, ela sobe apenas 2%, para 36% e a rejeição a ela é 36%.  Não tem como ganhar, será derrotada.

Marina está no nível que sempre esteve nas pesquisas anteriores ao início do período eleitoral.  Tem recall e tem o eleitor descrente de tudo e de todos.  A meu ver está no teto, ou quase.  De agora em diante vai ter de mostrar que pode governar o país.  Não é um poste do Lula ou de quem quer que seja.  Mas é uma figura que nasce em uma conjuntura muito especial.  Uma aventura.  Se vai aguentar por 40 dias, só o futuro dirá.

Aécio ainda é um ilustre desconhecido.  Mais de 50% do eleitorado não o conhece.  A sua performance, e a de sua coligação, serão decisivos para crescer e tornar-se competitivo.

Conclusão:  a disputa está em aberto.  Estamos no início. Faltam 40 dias.  Uma eternidade em disputas eleitorais.

Aproveito para fazer um breve relato histórico:  Em 1986, na disputa de governador de São Paulo, o quadro, no início da campanha era Maluf em primeiro, Quércia, candidato do PMDB, vice governador de Montoro, em segundo logo atrás.  Inesperadamente o PTB lança Antonio Ermírio de Morais que atinge, de imediato um segundo lugar, próximo a Maluf, jogando Quércia lá para baixo ( 9 % nas pesquisas ).   Quércia parecia liquidado, a questão seria Maluf ou Antonio Ermírio.   O resultado final foi Quércia vitorioso, Maluf em segundo e Antonio Ermírio lá atrás.  Não quer dizer que isso vá se repetir.  Cada caso, é um caso. Apenas significa que em um processo eleitoral tudo pode acontecer.  Inclusive nada.

Mãos à obra!!

 

 

You may also like

5 comments

  • Markut 27 agosto, 2014   Reply →

    Serão, de fato, 40 dias angustiantes, pois está em jogo , principalmente, se estaremos caminhando para a consolidação de uma república bolivariana, ou escaparemos dessa ameaça, quase que à revelia de quem será o vencedor: Aécio, ou Marina, ambos, longe das virtudes esperadas do verdadeiro Estadista, de que muito necessitaríamos.
    Alguem que consiga contaminar o ambiente político dessa capacidade de enxergar horizontes de gestão , mais a longo prazo, de que o país tanto necessita para se tornar competitivo.

  • Luiz 27 agosto, 2014   Reply →

    Além do mais em 2010 os institutos de pesquisas erraram feio!

  • Antonio Marques 28 agosto, 2014   Reply →

    Caro Alberto,

    O Aécio já pode ir pensando em 2018 e no que sobrar até lá, uma vez que Marina é o PT travestido. Pobre Brasil….

    • Alberto Goldman 29 agosto, 2014   Reply →

      Não acho não. O jogo agora começou tem ainda, se não 90 minutos, tem lá uns 75 minutos.

  • Carlos Ogasawara 22 setembro, 2014   Reply →

    Caro Alberto-san,
    Peço a gentileza de alterar em seus registros o meu novo e-mail para que eu possa continuar recebendo os boletins BLOG DO GOLDMAN
    Antecipadamente grato,
    Carlos Ogasawara

Leave a comment