Dilma está grogue

 

Enquanto os jornais se divertem e os institutos de pesquisas faturam, nós opinamos, embora saibamos , “ad nauseam”  ( a dar enjoo ), na teoria e na prática, que essas pesquisas feitas um ano antes do pleito expressam o passado e o presente ( e este amanhã será passado ), e não indicam nada, ou quase nada, do futuro.  Mas os leitores eleitores, ao menos os poucos que estão no momento atual preocupados com o que vai acontecer nas próximas eleições, se sentem atraídos pelos números que são apresentados.

Já que estamos opinando, vamos falar sobre o passado e o presente.  Para o futuro nem sabemos se o candidato é o Lula, ou a Dilma, se é o Aécio ou o Serra, se é o Eduardo Campos ou a Marina.  E quem sabe mais quem?

Em pesquisas anteriores, ainda mais longe do pleito, Dilma ( e Lula )  estava nas alturas.   Mas ainda no primeiro semestre já se começaram a sentir os efeitos das dificuldades econômicas do país.  No entanto queda mesmo foi depois das manifestações de meados do ano, com a avaliação positiva do governo caindo à metade e a negativa empatando com ela.  Em Setembro houve uma recuperação da  presidente em 25% do que havia perdido de sua avaliação positiva.   Em outubro o quadro se manteve, isto é, os 75% perdidos continuaram perdidos, nada de recuperação.  Até pelo contrário, a avaliação negativa, de setembro para outubro, cresceu um pouco.   Quer dizer, não foi a nocaute mas se levantou apenas quando a contagem já chegava aos 9 e foi salva pelo gongo.  Mas continua grogue, apesar da brutal exposição em toda mídia, diariamente, “como nunca antes nesse país”.

Significativo dessa situação é que, em qualquer cenário atual, Dilma fica em um primeiro turno em 40% de intenções de voto, ou um pouco menos e fica com um pouco mais de 40% nas hipóteses de segundo turno.   Vale dizer, mais da metade do eleitorado nacional não pretende sufragá-la.  Não é, para ela, uma situação confortável, principalmente se levando em conta que é a presidente, candidata à reeleição, e é quase a única voz que se ouve.

You may also like

19 comments

  • Domingos de A. Vieira 26 outubro, 2013   Reply →

    Alberto, convêm lembrar que segundo o exposto acima, corremos o risco de termos mais um período de estagnação presidencial. Acredito que toda campanha do pt, para as próximas eleições, vai enfatizar o pré-sal . Pouco se esta noticiando a respeito, pouco se sabe desse empreendimento, e nada se sabe de possíveis consequências futuras. Será que temos condições de proteger estes investimentos no futuros, contra possíveis sabotagens ? tal qual tenha acontecido com nossa base de lançamento de foguetes? que ate hoje permanece a duvida sobre o que aconteceu.

  • Armando Gurgel 26 outubro, 2013   Reply →

    Meu caro Alberto,
    Tentei achar a lista dos municípios pesquisados e não achei. Conheço bem o processo de pesquisa feita por amostragem, é muito fácil manipular.
    Mas tudo isto é jogada do marqueteiro para induzir o povão a votar na dita cuja. Parece que eles, petistas, tem o segredo de fraudar estas urnas eletrônicas que já foi provado ser fácil demais.

  • Augusto Cassiodoro 26 outubro, 2013   Reply →

    Prezado Goldman,
    Parabéns pelo texto e pela coragem que tem demonstrado ao longo de toda a sua vida política. Concordo com sua análise quando considera que as pesquisas nada dizem nesse momento, a não ser indicar uma tendência momentânea. No entanto, cabe notar que no ritmo em que o PSDB se movimenta, muito provavelmente vamos ver uma nova vitória do PT. O PT é um partido profissionalizado e irrigado por milhões de filiados. O PSDB é um partido com pequena militância, sem organização ideológica e muitas vezes envergonhado de assumir posições de confronto. Precisa mudar urgentemente, antes que o futuro que se desenha, chegue.
    Abraço

  • Domingos de A. Vieira 26 outubro, 2013   Reply →

    Dia 26/10/2013 = Mais um dia de terror em S.P , promovido por “terroristas” mascarados pergunta-se : A quem interessa desestabilizar o governo do estado. Seriam militantes de algum partido politico que quer a todo custo e forma governar São Paulo?

  • Ary Handler 26 outubro, 2013   Reply →

    Prezado Goldman,
    Há dois candidatos: Dilma e Aécio.
    O 3º mais provável é Eduardo Campos, mas não será surpresa se a Marina virar candidata.
    Abraço,
    Ary

    • gilson batista 28 outubro, 2013   Reply →

      prezado sr ary, pelo visto não lhe informaram que a marina é vice do eduardo campos ?
      o PSB buscou a marina – brigada com o PT – para reforçar a campanha do eduardo que não é conhecido em todo o Brasil.
      a marina precisa urgentemente de um marketeiro e de dois personal: stylist e fonoaudiólogo, pois a figura dela e medonha e a voz, idem.
      o PSB só se esquece, convenientemente, que mantém escondida nos seus porões, a “saudosa” erundina de triste lembrança na administração de são paulo.

  • José Luiz Costa Pereira 27 outubro, 2013   Reply →

    A conta está certa porque o governo leva em consideração o Confis, Pis, impostos, royalties e outros insumos gerados soma todas as projeções, divide o resultado pelo valor médio do barril de petróleo e chega aos 85%. Que é uma artimanha marqueteira, isto é, mas que ninguém está “grogue” neste governo, isto também é verdade, mesmo porque a única pessoa que poderia estar grogue, deixou o Planalto há quase três anos.

  • José Luiz Costa Pereira 27 outubro, 2013   Reply →

    Postei um
    comentário por engano aqui. Trata-se do artigo posterior “Aritmética de Dilma….”

  • Eliane Sevi 27 outubro, 2013   Reply →

    O que nos preocupa è que as pesquisas predizem a vitoria da Dilma como certa !!!! Seria ela contra quem ? a suivre ……….

  • ELOY DECANIO 27 outubro, 2013   Reply →

    SE OS SINDICATOS FOREM DE VERDADE NAO ENGOLEM ESSA PARTILHA QUE NAO PASSA DE PRIVATIZAÇAO FATIADA ,E DA PIOR MANEIRA ,A PTBRAS VAI AMARGAR MAIS DIVIDAS E O FUTURO DAS ENERGIAS VAI SE DISTANCIAR DO PTROLEO E DO PRE SAL ,NOVAS ENERGIAS VIRAO E OMUNDO SEJA GLOBALIZADO OU NAO ,SERA O MAIOR BENEFICIADO,ENQUANTO O PT E SEU PRE SAL VAO AMARGAR DESGASTES EXTREMOS,,SAO DE NATUREZAS PROFUNDAS NA CORRUPÇAO ,ENGANAÇAO E FALSIDADE ,NAO VEJO FUTURO NO PT.

  • Markut 27 outubro, 2013   Reply →

    E o pior é o cenário possível, embora não desejável, de que , novamente e pela quarta vez, o sufrágio popular permita que tenhamos mais do mesmo.
    O voto quantitativo, colocado na urna por eleitores desinformados, anestesiados, encabrestados, confirmará, dessa forma, o pior: o continuísmo no poder, o que já, de per si, é a marcha para um desastroso chavismo. Convem reforçar o estoque de papel higiênico.

  • Therese 27 outubro, 2013   Reply →

    E nem ela foi eleita pela maioria dos brasileiros. Até quando temos que aguentar esta gente sem escrúpulos ?

    • gilson batista 28 outubro, 2013   Reply →

      se ela não foi eleita pela mairoria, como ela ganhou ?
      esse bando de analfabetos – maioria brasileira – dependentes das esmolas que o bêbado sem dedo distribuiu vota neles esperando a continuação da esmola institucionalizada.

  • FR 27 outubro, 2013   Reply →

    Caro AG

    Na minha opinião, um dos calcanhares de Aquiles do PSDB é a falha grave de comunicação com o povo. Espero que você acompanhe de perto a confecção dos programas do partido na TV. Tem que apontar didaticamente todos os erros cometido ao longo de 11 anos – na Educação, na Saúde, na Segurança, na Infraestrutura, na Economia….

    FR

  • matias domingues milhan 27 outubro, 2013   Reply →

    Espero que a crise do pré-sal não seja pior que a crise do petróleo dos anos 80. A final a inflação está ou não de volta. Qual seria a desculpa agora? Quem vai pagar a conta do pré-sal. Os mesmos que pagaram os lucros da Petrobras na crise do petróleo nos anos 80. Coitado do Zé povinho. Na “crise” do petróleo nos anos 80, qual era o referencial e ou motivo da inflação, a alta dos combustíveis ou o faturamento “lucro” monstruoso da Petrobras. Gostaria que os institutos de pesquisas mostrassem, quem ficou e que vai ficar com os lucros. HA! HA! HA!

  • Ramon Barbosa Franco 28 outubro, 2013   Reply →

    Ilustríssimo senhor ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman.
    Sou editor-chefe do jornal Correio Mariliense, de Marília (SP), e
    gostaria de convidá-lo a participar do nosso grupo de articulistas. Sempre visito seu blog e reproduzo na íntegra os seus artigos na página 2 de nosso jornal. Os textos de vossa autoria são sempre elogiados por nossos leitores.
    Gostaria de convidá-lo a escrever aos domingos para nossos leitores.
    Fico no aguardo de sua resposta ou de sua assessoria.
    Grato
    Ramon Barbosa Franco
    editor-chefe
    Correio Mariliense -Marília (SP)
    (14) 3454-4000

    • Alberto Goldman 28 outubro, 2013   Reply →

      Ramon, fico honrado com o convite e a confiança a mim. No entanto, não tenho condições para assumir o encargo proposto, já que faço pessoalmente meus posts e não tenho assessoria. É a vida de ex qualquer coisa. Mas continuarei escrevendo meus posts e, às vezes, artigos para jornais.

      abs

    • gilson batista 28 outubro, 2013   Reply →

      me poupe, sr ramon.
      o senhor, assim como os outros 99% dos brasileiros, não só se nivelam por baixo, como têm memória curta e passam a vida aplaudindo ” EX ” , ex-ministro, ex-tudo, até ex-vices.
      quando vejo alguns “ex” sendo convidados para palestras, entervistas, palpites, etc, pergunto : – se sabem como fazer, porque não fizeram quando estavam lá ?
      ou estaria o nosso país nadando de braçada na economia, na educação, na saúde, etc ?
      todos, repetindo, T O D O S que por l`a passaram, s’ao todos INCOMPETENTES, ganharam seu dinheirinho, nada fizeram e desfilam hoje alimentando os bab’oes que dependuram em EX, {a espera de boquinhas.

  • JCM 29 outubro, 2013   Reply →

    Sr. Goldman,
    O assunto do post é pesquisa e eleições, mas, deixarei eleições pra depois ,até porque ,do jeito que vão as coisas,periga termos o PT também em nosso estado.Grogue ?Grogue está o povo da cidade de São Paulo,com a falta de pulso,de autoridade do nosso governador.Não sei,mas me estranha que os acontecimentos,tipo o de ontem (guerrilha urbana),só estejam acontecendo em SP e RJ(apesar do Cabral ser companheiro),os dois estados mais ricos e importantes do Brasil maravilha e,muito cobiçado.Certo?Passou da hora,do nosso governador sair da inércia,agir,orientar melhor a PM.Dá-se a impressão que a polícia não sabe o quê fazer,falta uma determinação efetiva,não dá,do jeito que as coisas estão, agir, ora light,ora mais ou menos,estão desorientados. E,o povo de bem ,honesto que trabalha e paga impostos, ficar entregue a bandidos,guerrilheiros,black bloc e sei lá mais o quê!O governador tem que vir a público e dar uma satisfação a população,estaremos esperando.Afinal,a quem interessa esse caos?
    Pronto desabafei!
    obg,

Leave a comment