A ética é a alma do interesse nacional

Leiam a frase do Renan Calheiros ao discursar como candidato à presidente do Senado :  “A ética não é um objetivo em si mesmo. O objetivo em si mesmo é o interesse nacional.   A ética é meio, não é fim”.

O que ele quis dizer? Significa que a seu ver pode-se dimensionar a importância de cada um – a ética e o interesse nacional – e mensurá-los definindo para eles um grau de importância maior ou menor?  Significa que sendo o objetivo o interesse nacional, o instrumento – a ética – tem menor relevância e pode ser interpretado de diversas maneiras?   Que quaisquer alianças e quaisquer compromissos são válidos, desde que os pretensos interesses nacionais sejam a intenção louvável?

Pois a meu ver a ética faz parte intrínseca do interesse nacional, é um valor que dá consistência aos interesses de um povo que quer construir uma grande Nação.  Interesse nacional não significa apenas ter o pão à mesa. Significa liberdade individual, solidariedade entre os cidadãos, respeito à justiça e aos direitos, honestidade na condução dos destinos do país.  A ética é a alma do interesse nacional.

6 ideias sobre “A ética é a alma do interesse nacional

  1. Ética é a parte da filosofia que se ocupa do estudo do comportamento humano e investiga o sentido que o homem dá as suas ações para ser verdadeiramente feliz e alcançar, como diriam os gregos, o “Bem Viver”. Portanto, a ética faz parte do nosso dia a dia em todas as nossas relações e atos. Realmente a ética é alma do interesse nacional.

    • A bandidagem petsita cada vez fica mais enrolada com os mentidos e desmentidos. Todas as verdades ditas contra eles, eles desmentem com mentiras e embromae7f5es. O caso do aborto que esta no programa deles, e9 uma verdade, eles tentam dizer que se3o mentiras, mas tudo esta provado, com veddeos, com documentos, com entrevistas, etc.Vamos bater neles, COM VERDADES, sempre com verdades. Verdades arrasa qualquer mentira, ou mentirosos.SERRA PRESIDENTE DO BRASIL

  2. Eu creio que maioria do povo brasileiro ainda não atentou para a gravidade desses acontecimentos que estão ocorrendo na política brasileira. O alheiamento do povo ao processo de poder permite que se instale no Congresso Nacional grupos de quadrilhas que passam a mandar no pais defendendo seus próprios interesses. Vamos pagar um alto preço por esse comportamento popular, pois no futuro, não haverá forma de tirá-los do poder pela forma democrática

    • Vc deve estar falando de um pretenso projeto de lei do deputado Jutahy, matéria que começou a ser veiculada há cerca de 10 anos. Esse projeto não existe ( projeto que legaliza a corrupção ), é uma farsa divulgada pela internet. O mínimo que se exige dos eleitores é que eles percebam quando um absurdo tão grande é divulgado e assim deixem de perder o seu tempo e o nosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>